Jornalismo digital

Gui Silva

Estrutura: Pirâmide Invertida – 2º Nível

ver o artigo http://www.jornalmapa.pt/2019/05/06/a-febre-do-litio/

De acordo com um estudo de 2019 pelo United States Geological Survey (U.S.G.S.) Portugal é o maior produtor europeu de lítio e o sexto produtor mundial. De facto, a nível europeu Portugal domina no lítio, ultrapassando países como a Espanha ou a França. Como tal, a prospeção e o investimento no lítio tem visto nos últimos anos um tempo de bonança em Portugal. Sobre este tema, ver o artigo de Felipe Nunes de 6 de Maio de 2019, disponível em http://www.jornalmapa.pt/2019/05/06/a-febre-do-litio/.

O que é o lítio e para que serve?

O lítio deriva da palavra grega lithos, para pedra. É o metal mais leve existente e utilizado na cerâmica, no fabrico de aviões, na medicina (carbonato de litio), ou em baterias. Mais de metade da produção de lítio é vocacionada para este último fim.

O lítio têm reatividade e inflamabilidade elevada e, por essa motivo, é, por vezes, estocado em óleo mineral. Quando trabalhado em fabrica, apresenta brilho. Em contacto com o ar atmosférico ou na água, a superfície é corroída e adquire a cor cinza-prateada e manchas pretas.

Como depurante de ar:

O cloreto de lítio e o brometo de lítio são higroscópicos (absorvem a humidade) e utilizados como dissecantes nas correntes gasosas (Hammond, The Elements, in Handbook of Chemistry and Physics, 81st edition. CRC press (2000)). O hidróxido de lítio e o peróxido de lítio são os elementos mais utilizados para remover o dióxido de carbono e na purificação de ar em áreas fechadas, como as naves espaciais e os submarinos (Mulloth, L.M. and Finn, J.E. (2005) «Air Quality Systems for Related Enclosed Spaces: Spacecraft Air» in The Handbook of Environmental Chemistry, pp. 383–404.). O peróxido de lítio (Li2O2) não só reage com o dióxido de carbono para produzir o carbonato de lítio, como também produz oxigénio.

A descoberta do lítio surge em 1855 quando os quimicos britanico Augustus Matthiessen e alemão Robert Bunsen fizeram correr uma corrente eletrica pelo clorato de litio para isolar o elemento. 

Augustus MatthiessenAugustus Matthiessen

 Fonte: pt.wikipedia.org

Onde se encontra o litio?

Embora o lítio exista, geralmente, disperso na Terra, não é encontrado em seu estado nativo, pela sua alta reatividade (Krebs, Robert E. (2006) The History and Use of Our Earth’s Chemical Elements: A Reference Guide. Westport, Conn.: Greenwood Press).

Há, contudo, uma grande quantidade de lítio na hidrografia marinha, estimada em cerca de 230 bilhões de toneladas, onde o elemento está em uma concentração relativamente constante de 0,14 a 0,25 partes por milhão (ppm). As maiores concentrações de lítio encontram-se contudo nas fontes hidrotermais com concentração aproximada de 7 ppm. (ver o artigo de Felipe Nunes, supra, e Institute of Ocean Energy, Saga University, Japan. Consultado em 13 de março de 2009).

Depósitos de lítio foram encontrados na América do Sul em toda a extensão da cordilheira dos Andes, sendo o Chile líder na produção de lítio na América latina, seguido pela Argentina.

Metade das reservas conhecidas de lítio estão armazenadas na Bolívia, a qual negociou em 2009 a sua extração com indústrias japonesas, francesas e coreanas.

Já o Chile e a Argentina extraem o lítio nas piscinas de água salgada. Igualmente, nos Estados Unidos, o lítio é extraído das piscinas de água salgada de Nevada.

De acordo com o blog de Lucas Oliveira da Revista istoé, há ainda reservas substanciais de litio no Afganistão

Como referido, na Europa Portugal tem um lugar de destaque, sendo o maior produtor Europeu do metal.

 

Depósitos de Litio no no mundo (Fonte: https://alertalitio.quercus.pt/industria-mineracao-de-litio-em-expansao/)

 

Como tem evoluído o preço do litio?

Têm surgido sinais variados na evolução do mercado do lítio. Talvez por este motivo, quer a Albemarle, baseada na Carolina do Norte, e maior produtor de litio do mundo, quer a SQM, segundo maior produtor, baseado em Santiago, têm vindo a adiar a exploração do litio (segundo o estudo da Benchmark Mineral Intelligence, disponível em https://www.benchmarkminerals.com).

Efetivamente, houve desde o verão de 2018 um decréscimo do preço do lítio, ao qual não foi decerto alheia a descoberta de vários filões de lítio na Austrália. Pode haver contudo uma subida desse preço, no seguimento de vários protestos no Chile relativos a desigualdade no pais.

Independentemente, os produtores de carros elétricos tem vindo a aumentar a produção (de acordo com a Canaccord Genuity). Atende-se que, um dos problemas com a estabilidade dos preços do lítio surge quando, havendo uma sobre-produção, há também uma sobre-oferta do metal no mercado.

Cabe a uma atenta observação do mercado, e dos fatores relevantes, saber da oscilação do preço do lítio em tempos vindouros.

Para mais informações ver o artigo de Fernando Diniz -8 Janeiro, 2019, disponível em https://www.wattson.pt