Projeto chega ao pré-escolar e 1.º ciclo

with Sem comentários

O projeto Literacia para os Media e Jornalismo acaba de iniciar duas oficinas de formação a distância (40 horas), em Literacia dos Media (LM) e STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), envolvendo um total de 30 docentes (pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos) do Agrupamento de Escolas de Caneças, Odivelas.

Iniciadas a 16 e 23 de setembro, as oficinas marcam a chegada ao terreno do projeto Academia de Cidadania Digital (ACD, 2019-2022), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e desenvolvido pela Universidade Autónoma de Lisboa, em articulação com o AE Caneças, a União de Freguesia de Ramada e Caneças, o Cenjor, o Sindicato de Jornalistas e a Direção-Geral da Educação.

“Este projeto tem como novidade o cruzamento da Literacia dos Media com STEAM, em atividades pedagógicas de Pré-escolar e 1.º ciclo, envolvendo ainda docentes que acompanhem os alunos na transição para o 2.º ciclo. Os docentes estão a organizar atividades que vão testar no terreno, para que outros possam, depois, replicá-las”, refere Vitor Tomé, investigador-responsável pela ACD.

As atividades são criadas pelos docentes, em articulação com os formadores, seguindo metodologias internacionais, mas centradas em temáticas do contexto das crianças. Visam desenvolver competências em termos de criatividade, pensamento crítico, pensamento de design e do uso das tecnologias digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *