O projeto Literacia para os Media e Jornalismo resulta de uma parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e o Ministério da Educação e pretende disponibilizar aos professores metodologias, recursos e ferramentas que estes possam usar nas atividades de literacia para os media que vão desenvolver com os seus alunos e com as comunidades escolar e educativa.
NO PRINCÍPIO ERA…
O projeto envolve jornalistas e investigadores de jornalismo e comunicação na formação de professores e, indiretamente, de alunos sobre os desafios que hoje se colocam à importante função de mediar e escrutinar a realidade.
O projeto – financiado pela Direção-Geral da Educação e pelo Cenjor – conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.
A HISTÓRIA
2017
- A história do projeto remonta a janeiro de 2017, quando no 4.º Congresso dos Jornalistas Portugueses se aprovou uma moção considerando urgente promover a literacia para os media.
2017
- Na sequência do Congresso, o Sindicato dos Jornalistas apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de intervenção nessa área, concebida por jornalistas e académicos da área da comunicação.
2017
- Numa primeira fase, uma centena de jornalistas e outros profissionais com ligações ao jornalismo e/ou academia participou num seminário de dois dias sobre o tema, com apoio do Cenjor – são estes que depois integraram as primeiras equipas para a formação dos docentes.
- A formação dos membros da bolsa de formadores foi feita em duas datas: 1 e 2 de dezembro (Lisboa, nas instalações do Cenjor); 8 e 9 de dezembro (Porto,Polo das Indústrias Criativas da UPTEC).
2018
- O projeto decorreu inicialmente em cinco escolas (selecionadas pela DGE), uma por área educativa do Continente, tendo esta fase terminado em maio de 2019.
2019
- Dois anos depois, em 2019, o projeto arrancava em todo o Continente, estendendo-se aos Açores em 2020.
O COMITÉ EXECUTIVO
O projeto é planeado e organizado por um comité executivo de 10 especialistas capacitados para darem formação, escolhidos pelo SJ: