Boss AC editará este mês um novo EP que tem como titulo“Platão”. Este novo trabalho conta também com a participação dos Black Company e de DJ Ride. O “rapper” já não gravava nada desde 2012, altura em que editou o álbum “AC para os amigos”.

“Não estou de volta porque nem cheguei a bazar. Esta é a frase com que Boss AC descreve o seu novo EP, “Patrão”, editado seis anos depois do álbum “AC Para os Amigos” e que aponta luzes para o novo álbum que será lançado posteriormente. O EP “Patrão” é editado já no próximo dia 27 de Abril e é apresentado pelo single “Queque Foi” Refere a editora Espacial, num comunicado que divulgou, hoje, no seu site.

“Platão”, tem a participação da banda Black Company e do DJ Ride.

Ainda segundo a editora, o álbum que para já, não tem data de edição “segue um conceito, ligado às ideias de ‘ontem hoje e amanhã’”.

“Ontem”, uma vez que Boss AC se inspirou no seu primeiro trabalho “Mandachuva” (1998) e tem como objetivo homenagear as origens do hip-hop. “Hoje”, pois o “rapper” continuará a fazer, sem perder a sua linha, música muito atual . E “Amanhã” porque, como refere ainda a editora, o cantor está sempre focado e “com olhos no futuro”.

 

ac para amigos Bossa_ac_mandachuva Boss_ac_rimar_contra_maré Ritmo_amor_palavras preto no branco
<
>
Capa de "Mandachuva" primeiro tabalho do cantor em 1998

 

Black Company

Os Black Company são um grupo de rap português que se formou no final dos anos 80.

A “Company” é composta pelos rappers Gutto, Bambino e Makkas e, anteriormente  incluía também os Djs KJB e Soon.

O maior sucesso desta banda foi em 1994 com o tema “Nadar” que foi considerado o “Hit” de verão do mesmo ano.

Os Black Company foram três vezes a estúdio para gravar “Geração Rasca” (1995), “Filhos da Rua” (1998) e “Fora de Série” (2008).

Gutto, Bambino e Makkas, os 3 membros da Black Company

 

DJ Ride

DJ Ride nome artístico de Tomás Oliveira. Ride, foi o nome escolhido por Tomás porque significa qualidade, talento e inovação.

Ride conta com mais de 100 espetáculos por ano em todo o mundo. De Lisboa a Londres ou da Servia à Polônia. Do dubstep ao hip hop heads,o DJ, acuta em clubes underground ou festivais de verão e sempre para grandes multidões.

Para além de atuar a solo, Ride junta-se a Stereossauro e formam a dupla Beatbombers.

Ride conta com vários prémios entre os quais o título de campeão mundial em 2011 (com a banda Beatbombers), avantgardist ou designer de som e produtor. E já abriu espetáculos de grandes nomes como Q-bert, Flying Lotus ou Dam-Funk. O DJ é uma referencia na música Urbana.

DJ Ride, num dos seus espetáculos.

 

Boss AC gravou pela primeira vez em 1994, ano em que integrou a coletânea de artistas portugueses de rap “Républica”. E hoje já conta com mais de 22 milhões de vizualizações em todos os seus videos.

O músico, alongo da sua carreira, já colaborou a banda Da Weasel e fez duetos com Gabriel o Pensador, Rui Veloso, Shout e Mariza.

Boss AC conta com alguns “Hits” na sua discografia como “Hip-hop (sou eu e és tu)”, “Baza, baza (hoje não quero saber)”, “Lena (a culpa não é tua”, “Tu és mais forte” ou “Sexta-feira (emprego bom já)”.

Texto: Rui Viegas