palco e lugares vazios

Eventos cancelados, instituições artísticas fechadas e artistas sem rendimentos. É este o cenário da cultura, um dos primeiros setores a ser atingido pela atual pandemia.

O impacto do Covid-19 faz-se sentir por todo o mundo e o setor cultural é um dos mais atingidos. Poucos foram os eventos culturais que não foram adiados ou cancelados. Concertos, peças de teatro, exposições, lançamentos de filmes, festivais e conferências integram o vasto conjunto de eventos das agendas culturais que se encontram, na sua maioria, cancelados e sem datas de regresso.

O aumento destes cancelamentos resulta no crescimento do desemprego e do número de artistas e intervenientes desta indústria sem quaisquer rendimentos.

 

O impacto

 

O setor cultural foi um dos primeiros a ser afetado pela pandemia. Após o aparecimento dos primeiros casos, no início de março, dezenas de eventos foram cancelados. Medida que se intensificou durante e após o Estado de Emergência.

O impacto negativo causado pelo Covid-19 confirmou a realidade do setor cultural português. Um setor caracterizado pela fragilidade social e económica e pela precariedade. A falta de estruturas de base e de estatutos profissionalizantes são fatores postos em evidência.

Os profissionais da cultura, muitos dos quais trabalham a recibos verdes, foram particularmente afetados. Grande parte viu-se sem rendimentos. O impacto causou ainda o desaparecimento de instituições artísticas, a inexistência de trabalho em todas as áreas culturais e o consequente aumento do desemprego.

 

As iniciativas digitais

 

Durante o Estado de Emergência as iniciativas digitais multiplicaram-se! Através das redes sociais, músicos, atores e comediantes levaram conteúdos culturais até às casas das pessoas. Disponibilizaram gratuitamente músicas e interpretações, evidenciando o papel fundamental da cultura numa sociedade.

Varandas transformadas em palcos. Livros e obras de arte disponibilizados por inúmeras bibliotecas e museus. Centenas de concertos e projetos que acompanharam milhares de pessoas durante uma altura incerta e imprevisível.

Contudo, apesar das iniciativas digitais surgirem como forma de apoiar a cultura, estas podem transmitir a ideia errada de que os conteúdos digitais devem permanecer e a custo zero.

É necessário apoiar o trabalho dos artistas, independentemente desses trabalhos serem divulgados nas plataformas digitais.

Todas as medidas do Governo de apoio à cultura podem ser consultadas aqui.