Judoca portuguesa conquistou esta quinta-feira a  sua 12ª medalha de bronze nos Europeus de Judo, a decorrer em Telavive, Israel. É o “12 em 12”, como afirma uma satisfeita Telma Monteiro depois de mais uma brilhante conquista. 

Mais um Campeonato da Europa, mais uma medalha para Telma Monteiro. A judoca portuguesa bateu a francesa Sarah Cysique, conquistando a medalha de bronze na categoria de-57 kg. A atleta portuguesa de 32 anos venceu a gaulesa por ippon em cerca de um minuto e meio.  Na luta pelo pódio, contra a jovem promessa francesa, Telma Monteiro demonstrou toda a sua experiência, controlando o encontro até marcar o ponto que lhe garantiu a Medalha de Bronze.

A 12ª classificada do ranking mundial, começou por vencer os dois combates da fase de grupos. Diante da isralita Maayan Greenberg e da croata Tena Sikic, Telma Monteiro justificava o 3º lugar nos Jogos Olímpicos de 2016. O acesso à meia-final ficou no entanto comprometido, ao ser derrotada pela kosovar Nora Gjaokova, já no ponto de ouro. O triunfo frente à húngara Hedvig Karakas, na fase de repescagem, assegurou a presença no combate de atribuição da medalha de bronze.

Telma Monteiro conquista assim a sexta medalha de bronze nesta prova, às quais junta ainda cinco medalhas de ouro e uma de prata. Desde a estreia, em 2004, a judoca do benfica subiu ao pódio em todos os Europeus em que participou. Um espólio invejável aos quais se juntam a medalha de bronze nos Mundiais do Cairo (2005) e prata nos Campeonatos do Mundo do Rio de Janeiro (2007), Roterdão (2009), Tóquio (2010) e Chelyabinsk (2014).

Na reacção à conquista, a atleta destaca a qualidade dos combates, vencidos pela vantagem máxima. Em entrevista à RTP, destacou o “judo espectáculo”, que lhe garante pontos preciosos nas provas de apuramento para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Habituada a dar-nos alegrias no Judo, Telma Monteiro era a “carta” mais forte de uma delegação de 15 atletas portugueses que competem entre 26 e 28 de abril. Nos restantes duelos, destaque para João Crisóstomo. O 40º classificado do ranking, terminou ontem em 7º lugar na categoria de -66 kg. Os restantes judocas lusos, que marcaram presença no primeiro dia dos Europeus, foram eliminados: Joana Diogo (-48 kg), Mariana Esteves (-52 kg) e Gonçalo Mansinho (-60 kg) perderam na estreia; Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) foram derrotados ao segundo combate.

Esta sexta-feira, dia 27, entram nos tatamis três atletas portugueses: Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg). Os combates começam às 11h00 locais (-2h00 em Portugal Continental). No sábado participarão Patrícia Sampaio e Yahima Ramirez nos -78 kg, Tiago Rodrigues nos -90 kg e Jorge Fonseca nos -100 kg.

Israel recebe cerca de 375 Atletas (216 masculinos e 159 femininas) em representação de 44 Países, para discutir os títulos de Campeões Europeus, ao longo dos 3 dias de prova.