Susanna Dinnage vai ser a próxima Directora Executiva da Premier League, o campeonato inglês de futebol. O anúncio foi feito hoje por Bruce Buck, presidente do Chelsea.

Dinnage sucede a Richard Scudamore, que esteve no cargo durante duas décadas.

Sobre a nomeação, Susanna Dinnage, 51 anos, diz que “representa o topo do desporto profissional e a oportunidade de liderar uma organização tão dinâmica e inspiradora é um grande privilégio”.

A nomeação de Dinnage para liderar a Premier League faz-se numa altura em que a liga mais valiosa do mundo vai começar a ser transmitida em live-streaming. De acordo com Bruce Buck a escolha deveu-se experiência de Susanna Dinnage “na gestão de negócios complexos e sua adaptação ao digital”.

Susanna Dinnage é uma das principais gestoras de topo do mercado televisivo britânico. Nos últimos 10 anos, geriu o canal norte-americano Discovery, proprietário do Eurosport. Dinnage teve sempre o futebol sob mira e, em 2014, tentou comprar os direitos televisivos da Premier League.

Esta é a primeira vez que uma mulher lidera uma das 5 grandes ligas europeias. Esta nomeação é histórica, pois estes lugares são ocupados tradicionalmente por ex-jogadores. Recentemente, outras mulheres assumiram posições de destaque no futebol inglês, como Karren Brady, Vice-Presidente do West Ham, e de Margaret Bryne, CEO do Sunderland FC.

Dinnage iniciará funções no início de 2019. A seu cargo, terá uma liga que obteve em 2017 receitas de 5,3 mil milhões de euros, dos quais 3,2 mil milhões referem-se a receitas televisivas, cerca de 60% do valor total das receitas.