Os despejos em Lisboa continuam a crescer e afetam centenas de famílias que não conseguem pagar os novos valores de renda.

A secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, recebeu uma família em situação de despejo,  depois de uma manifestação em frente ao Ministério das Infraestruturas e Habitação. Cerca de 30 pessoas juntaram-se para pedir  “uma alternativa prévia de habitação” para a família de Julieta e Pedro Salgado e os seus 3 filhos (dois de 13 e um de 17 anos).

De acordo com Rita Silva, da Habita — Associação pelo Direito à Habitação e à Cidade – esta família está numa “situação limite”, podendo ser despejada “a partir de 07 de outubro”, por não conseguir pagar a nova renda, que passou de 400 para 800 euros.

Ana Pinho assumiu o compromisso de sinalizar o caso junto das entidades competentes, “de forma a estas analisarem a situação e verificarem a possibilidade e disponibilidade de uma solução de emergência… sem pôr em causa o que são os procedimentos e normais regulamentos de acesso à habitação pública”.