A origem da palavra remonta à Hungria do século XVI, mais especificamente à cidade de Kocs. Localizada nas margens do Rio Danúbio e da estrada que ligava Viena a Budapeste, esta cidade ficou conhecida pela construção de carruagens com suspensão feita de molas de aço, as quais eram muito procuradas devido ao seu conforto. Estas carruagens eram conhecidas como “kocsi szeker”, e ficaram tão famosas que os habitantes de Kocs passaram também a serem chamados de “kocsi”. Este termo, ao ser pronunciado, era entendido pelos ingleses como coach, derivando daí, então, a origem do primeiro significado da palavra coach, que corresponde a carruagem.

O que significa que a palavra coach, que quase toda a gente identifica como uma palavra inglesa, é na verdade de origem húngara.

Mais tarde começou a realizar-se uma analogia entre a função da carruagem, que tem o objetivo de levar os passageiros de um lugar a outro, à do coach, que tem como função conduzir as pessoas do estado onde se encontram, a um estado em que desejam estar, através da aquisição de conhecimentos, competências e e recursos. 

A partir daí, no século XIX, os alunos da Universidade de Oxford passaram a utilizar a palavra para denominar os professores que eram responsáveis por ajudá-los a ter um bom desempenho nas provas finais. Dessa utilização ao conceito que hoje temos da palavra coach foi um pequeno passo.