Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, antigo vice-Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministro, foi eleito hoje, dia 19 de Abril, como o novo Presidente do Conselho de Estado de Cuba e garantiu no seu primeiro discurso que ‘a Revolução não termina com os seus guerrilheiros’.

O Presidente Díaz-Canel, eleito com 603 votos de deputados, de entre 604 possíveis (98,83%), afirmou no seu primeiro discurso como Chefe de Estado de Cuba que veio “para cumprir o programa a que nos propusemos, segundo as directrizes do socialismo e da Revolução”.

“Aqui não há espaço para uma transição que ignore ou destrua o trabalho da Revolução. Vamos continuar em frente sem medo e sem retrocessos”, afirmou o novo estadista, citado pelo Granma, Orgão Oficial do Comité Centra do Partido Comunista de Cuba.

Díaz-Canel pediu apoio a todos os cubanos, mencionando os que ocupam cargos de responsabilidade, e sobretudo o povo, salientando a importância de assumir uma “direcção cada vez mais colectiva”.

O novo estadista dirigiu-se ainda “a quem, por ignorância ou má fé, duvida do nosso compromisso”, assegurando que “a Revolução segue e seguirá”, acrescentando que “o mundo recebeu a mensagem equivocada de que a revolução termina com os seus guerrilheiros”.

No que diz respeito a relações internacionais, o Presidente cubano afirmou que a política externa de Cuba vai manter-se sem alterações, reiterando que o país não aceitará condicionamentos.

Sobre a tomada de posse, Díaz-Canel declarou assumir “a responsabilidade com a convicção de que todos os revolucionários, de qualquer terra, seremos fiéis a Fidel e a Raúl, líder actual do processo revolucionário”.

Raúl Castro, antigo Presidente cubano, vai continuar como “nosso Primeiro Secretário [do Partido Comunista Cubano], como a referência que é para a causa revolucionária, ensinando, e sempre pronto a enfrentar o imperialismo”.

O antigo Presidente cubano, irmão de Fidel Castro, manifestou a sua confiança no novo estadista, “não duvidamos que pelas virtudes, experiência e dedicação ao trabalho que desenvolveu, terá êxito absoluto na responsabilidade que o órgão máximo do poder do Estado lhe atribuiu”.

Raúl Castro foi homenageado pelo popular artista cubano Raúl Torres com a música “El Último Mambí”, publicada há cerca de dois dias.

Clique para aceder o site do Granma.

Recém eleito Conselho de Estado tem maioria feminina

O Conselho de Estado cubano conta agora com 3 mulheres em 5 cargos de vice-Presidência e 15 mulheres em 23 lugares disponíveis no Conselho.

Salvador Valdés Mesa, anterior vice-Presidente do Conselho de Estado, foi eleito como Primeiro vice-Presidente do Conselho de Estado e de Ministros, enquanto que a vice-Presidência do Estado vai contar com 5 representantes, Ramiro Valdés Menéndez, Roberto Tomas Morales Ojeda, Gladys María Bejerano Portela, Inés María Chapman Waugh e Beatriz Jhonson Urrutia, e Homero Acosta como secretário.

O Conselho de Estado elegeu 23 membros, 11 dos quais representam o cargo pela primeira vez, segundo a publicação Cubadebate.

Clique para aceder ao site da publicação Cubadebate.

 

O percurso de Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez

Nasceu na província de Villa Clara a 20 de Abril de 1960, tendo completado um curso superior em Engenharia Electrónica em 1982. Fez parte das Forças Armadas Revolucionárias e foi professor na Universidade Central Martha Abreu de Las Villas.

Entre 1989 e 1993, fez parte da União de Jovens Comunistas (UJC) antes de começar a trabalhar no quadro do Partido Comunista de Cuba.

Foi eleito Segundo secretário do Comité Nacional da UJC, Primeiro secretário do Comité Provincial de Villa Clara e Holguín, Primeiro vice-Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, cumpriu funções como Ministro da Educação e como membro da Agência Política do Comité Central do Partido Comunista Cubano.

desempenhou funções na Unión de Jóvenes Comunistas Díaz Canel com Fidel com evo morales numa visita politica a bolivia como primeiro secretário em Villa Clara intervenção em Holguín quando Fidel inaugurou algo como ministro da Educação Superior com José Ramón Fernández exercendo o direito a voto com Raul e Fidel no VII Congresso do PCC com raul e maduro com Raul
<
>
Primeiro Secretário do Partido em Villa Clara, Miguel Díaz-Canel a 26 de Julho de 2000.

 

Assista aqui ao vídeo do discurso de Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez.