Tempestade

Que tipo de depressões poderá a meteorologia ter?

Hoje [segunda-feira, 26 de Novembro] começa-se a sentir a depressão «Diana», onde se prevê rajadas de vento até 130km/hora e ondas superiores a 12 metros, podendo mesmo chegar aos 21m. O IPMA emitiu alerta vermelho, para a ilha das Flores e Corvo, área portuguesa que sofrerá maior impacto referente às alterações meteorológicas previstas.

A recomendação principal é adoção de medidas de precaução uma vez que o mar poderá alcançar zonas aparentemente seguras. Conheça as recomendações da Proteção Civil dos Açores.

Com este alerta vermelho sobre este estado de tempo nos próximos dias, questionamos: o que conhece sobre uma depressão meteorológica?

Teremos alguma dificuldade em responder no nosso quotidiano. No entanto, é simples: uma depressão meteorológica ocorre habitualmente em regiões de baixa pressão atmosférica, o que proporciona um descontrolo no estado do tempo que identificamos como uma tempestade.

A forma como o vento sopra no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio no hemisfério norte e no sentido dos ponteiros do relógio no hemisfério sul desenvolve um aumento de pressão na zona central onde o hemisfério norte e sul convergem, criando tensão no centro dos dois hemisférios. 

O seu estado final é quando o ar frio da superfície terrestre é impactada pelo ar quente da atmosfera provocando precipitação contínua. Para mais informações técnicas consulte o site do IPMA. 

Assim sendo, que depressão é «Diana»?

Face aos dados recolhidos através do IPMA, a depressão que atualmente afeta a ilha dos Açores é uma depressão meteorológica barométrica de origem dinâmica, uma vez que a convergência do ar através de processos dinâmicos ciclónicos e anticiclónicos geram precipitação e intensificação da agitação marítima. Fique também a conhecer como se categorizam as tempestades aqui.  

Comments

Comments are closed.