Fazer a biografia de Shawn Mendes não é um exercício particularmente difícil. Não só por contar apenas 20 anos, celebrados a 8 de agosto. Mas por ser uma história escrita a milhões, o que dispensa outras palavras: 38 milhões de seguidores no Instagram, 20 milhões no Twitter, 7 milhões no Facebook. E claro mais de 1 milhão de discos vendidos. Já na história por ter sido o artista mais jovem de sempre a entrar no top 25 da Billboard com a sua canção de estreia, número 1 nos EUA e no Canadá com todos os seus álbuns, o rapaz é verdadeiramente uma estrela mundial.

Mas há um detalhe na história de vida de Shawn Mendes que é particularmente caro a nós, portugueses, e que o apelido Mendes dava a entender: não é Mendez, como insiste em pronunciar a generalidade dos anglo-saxões, é Mendes. Não há que enganar, ele é mesmo lusodescendente. O pai é um business man algarvio, Manuel Mendes, originário de Lagos, que se mudou para o Canadá. Esta não é a única ligação de Mendes a Portugal. Ainda antes da fama, passou férias em Lagos e, segundo reza a lenda, foi lá que deu o seu primeiro concerto, aos 13 anos. Na baixa da cidade, espontaneamente, cantou uma canção de Bruno Mars para as dezenas de pessoas que pararam para ouvi-lo enquanto os pais faziam compras.

Apesar das origens Shawn Mendes não fala português. Mas tem tentado, como testemunham os inúmeros vídeos no Youtube com títulos como «Shawn Mendes falando português», «Shawn Mendes aprende músicas portuguesas» ou «Shawn Mendes aprende memes brasileiros». E também testemunham que os mais zelosos «professores» de português de Mendes são mesmo os do país irmão… Vai um exemplo?

A carreira de Shawn Mendes está desde o início ligada às redes sociais. Aprendeu a tocar guitarra através de tutoriais online e os primeiros vídeos foram colocados na rede social Vine. O resto da história é conhecida: prémios atrás de prémios (entre 2015 e 2017, Canadian Music Awards, Kids’ Choice Award, MTV Europe Music Awards), distinção na Time como um dos 30 jovens mais influentes do mundo em 2016 e mais de 300 concertos nas maiores arenas mundiais desde 2014.

Se não vier passar férias antes, o regresso de Shawn a Portugal está marcado para o dia 28 de março de 2019 na Altice Arena.

 

Relacionado: Saiba mais sobre as notícias sobre a alegada homossexualidade de Shawn Mendes.