A trajetória inicial de uma banda é, por vezes, marcada pela junção de diversos estilos musicais numa constante busca da sua identidade sonora. É por entre este processo de pura experimentação que nascem subgéneros como a Dream Pop.

O que é e o que distingue a Dream Pop?

Podemos considerar que a Dream Pop é um subgénero mais atmosférico do rock alternativo que se baseia tanto em diversas texturas ambientais como na melodia. Apesar de os Cocteau Twins serem frequentemente vistos como líderes da Dream Pop, este género musical é bem mais rico e diversificado do que as lentas camadas eletrónicas que pautam a a sonoridade desta banda escocesa. O Dream Pop recorre ao uso de melodias curtas, vozes etéreas e guitarras que resultam numa sonoridade repleta de ecos capazes de despertar emoções profundas.

Um verdadeiro aglomerado de referências que se vieram a acumular desde o final da década de 60, o Dream Pop ganhou maior expressão por entre a música sombria que se fez ouvir durante os anos 80. A sonoridade ímpar deste estilo musical pode ser ouvido no legado de bandas como os Cocteau Twins ou através de nomes mais recentes como os Beach House.

Este estilo musical recorre ao uso de melodias compactas, vozes etéreas e guitarras que resultam numa sonoridade repleta de ecos capazes de despertar emoções profundas.

Bandas de Dream Pop

Quer seja na essência ou em variações, existem várias bandas de Dream Pop no atual panorama musical. Em baixo destacamos três dos seus principais protagonistas.

Swim Deep

Nascidos em Birmingham, no Reino Unido, os Swim Deep apresentam-se com uma banda de Rock alternativo misturado com Dream Pop. Totalmente experimental, a sua sonoridade é composta por múltiplas influências, o que faz da banda um sério caso de originalidade. Os Swim Deep têm dois álbuns de estúdio: Where the Heaven Are We (2013) e Mothers (2015), e dois EP’s, She Changes the Weather e Sun On My Back, ambos editados em 2013.

The Underground Youth

Há quem lhes chame uma verdadeira obra de arte. Fundada em 2008 por Craig Dyer com Mark Vemon, Max James e Olya Dyer, a sonoridade dos The Underground Youth mistura Dream Pop, Shoegaze e uma vibe psicadélica dos anos 90. A banda já editou 10 álbuns, tendo editado em 2010 o seu mais notável registo: Mademoiselle.

Beach House

Beach House é uma dupla americana de Dream Pop e Indie Pop formada em 2004 e constituída por Victoria Legrand (voz, teclado) e Alex Scally (guitarra, teclado). A nacionalidade francesa da vocalista trouxe à banda fortes influências do jazz e do movimento barroco, entre outros. Os Beach House já editaram seis discos, sendo o mais popular Beach House, álbum homónimo editado em 2006.

5 discos de Dream Pop que não pode deixar de ouvir

Conheça 5 registos de Dream Pop absolutamente imperdíveis, ainda que pertençam a diferentes backgrounds, eras e localizações geográficas. Apesar das diferenças entre cada um destes discos, há algo que os une: todos eles são donos de uma sonoridade intíma, atmosférica e com um leve toque de psicadélico.

Beach House – Teen Dream (2010)

O terceiro disco editado pela banda de Baltimore, Teen Dream é uma obra que se destaca pela sua sonoridade aveludada, que torna a sua audição num momento de pleno prazer. O destaque vai para faixas de plena manifestação etérea como Walk in the Park e Zebra, que têm tanto de inteligente como de inventivo.

Mazzy Star – So Tonight That I Might See (1993)

Pautado por uma sonoridade acústica repleta de leves distorções, o segundo disco da banda liderada por David Roback e Kendra Smith foi (incompreensivelmente) ignorado pelo grande público no seu ano de lançamento. O álbum, assim como toda a discografia da banda, apenas viriam a ser descobertos no início do ano 2000.

Galaxie 500 – On Fire (1989)

As densas texturas criadas pela guitarra, as vozes etéreas e as letras consumidas pela dor fazem de On Fire uma das mais notáveis obras de Rock alternativo. Um verdadeiro marco do Dream Pop, o segundo disco dos Galaxy 500 é o ponto de maior transformação da curta carreira da banda. Isento de excessos instrumentais, On Fire é considerado um dos mais influentes discos de todos os tempos.

Youth Lagoon – Wondrous Bughouse (2013)

O segundo álbum de estúdio dos Youth Lagoon dá continuidade a The Year of Hibernation, álbum de estreia editado em 2011, e propõe uma mistura de sintetizadores psicadélicos com registos vocais ricos em efeitos. Sublime do início ao fim, o disco apresenta um conjunto de canções que se regem por um sofrimento sempre presente, e pode ser sentido em temas como Mute, Sleep Paralysis e Dropla.

Cocteau Twins – Heaven or Las Vegas (1990)

Após terem passado uma boa parte da década de 80 a explorar melodias etéreas, os Cocteau Twins alcançam um notável ponto de aprimoramento da sua própria arte com este Heaven or Las Vegas, editado em 1990. Sem fugir à fórmula já testada anteriormente pela banda, este disco mantém o seu característico registo sombrio, tratando cada tema com um impressionante nível de detalhe. Destacam-se as faixas Cherry-Coloured Funk, Iceblink Luck e Pitch the Baby.