Estudo da Virginia Commonwealth University revela que levar o animal de estimação para o local de trabalho diminui o stresse tanto do dono como dos colegas. Conheça aqui as razões a favor e as que se opõem.

Se já sabíamos que o cão é o melhor amigo do homem, o estudo preliminar realizado por investigadores da Virginia Commonwealth University veio reforçar que os benefícios trazidos por estes animais são ainda maiores do que aqueles que se conheciam, quer para os donos quer para aqueles com quem interagem.  

A amostra foi recolhida através da análise do comportamento dos donos dos cães e dos colegas que com eles interagiram durante o dia de trabalho, mas também através da medição do nível de cortisol na saliva e do relato dos próprios. Os resultados foram reveladores: os donos e os seus colegas que interagiram com os cães durante as pausas de trabalho apresentaram níveis mais baixos de stresse, comparando com os colegas que não tiveram essa interação. 

Níveis de stresse de pessoas no local de trabalho

Animais com novo estatuto jurídico

Em Portugal, entrou em vigor, no dia 1 de maio de 2017, o novo estatuto jurídico dos animais, proposto pelo PS, PAN, PSD e BE. O diploma reconhece-os como “seres vivos dotados de sensibilidade e objeto de proteção jurídica”, provocando assim alterações nos Códigos Civil, Processo Civil e Penal.

A lei refere que os animais de companhia “devem ser confiados a um ou ambos os cônjuges” tendo em consideração o bem-estar do animal e os interesses dos cônjuges individualmente e dos filhos, se os houver. Refere, ainda, o diploma que o dono do animal de estimação deve assegurar o seu  bem-estar e respeitar as características da sua espécie e raça.

Entretanto, começa a ser mais fácil levar consigo o seu animal de estimação para comer fora. Nem todos os locais os recebem ainda, uma vez que cabe ao proprietário do local a permissão de presença, mas veja no Bizidog onde já é possível sentar-se à mesa acompanhado do seu melhor amigo ou até mesmo pernoitar num hotel. 

Há mais portugueses com melhores amigos 

Cada vez mais existem portugueses que optam por alargar o seu leque de “melhores amigos”. A decisão de ter mais um melhor amigo nem sempre é fácil e é cada vez mais responsabilizada, como o demonstra o diploma recentemente aprovado. Diz, quem os tem, que ter um animal de estimação é claramente compensador e há até quem compare o amor que lhe tem com o amor a um familiar. 

Os estudos reunidos num artigo do jornal Sol revelam que a maioria dos donos dizem que os seus melhores amigos:

» Se parecem com os donos
» Têm memória episódica 
» Atitudes parecidas com as crianças
» Personalidades semelhantes às suas
» Entendem o que lhes é dito
» Apresentam inteligência social
» Observam as pessoas
» Seguem o olhar dos humanos
» Têm o mesmo olhar que o dono
» Amam-se através dos olhos



Melhor amigo no trabalho: sim ou não?

Apoiados pelos estudos publicados e pelos testemunhos dos donos, tem vindo a aumentar o número de pessoas que defendem a presença do melhor amigo, seja o seu ou não, no local de trabalho.

Muita polémica tem gerado este assunto, sobretudo nas redes sociais, e suscitado alguma indignação entre colegas de trabalho e em algumas empresas.

Os que defendem a presença dos patudos no trabalho apresentam vários motivos a favor: 
– Diminui o stresse;
– Melhora comunicação entre os colegas;
– Mais cooperação entre todos;
– Motivação para sair mais tarde do trabalho e acabar tarefas adiadas;
– Níveis de satisfação pessoal mais elevados;
– Aumento da produtividade;
– Incremento da criatividade;

E reforçam, ainda, com o argumento infalível de que os próprios animais se sentem mais acompanhados e têm melhor “qualidade de vida” na medida em que brincam com outros e gastam mais energias.

Mas também existem os que se opõem porque:
– Não querem ser incomodados pelo cheiro dos dos dejetos dos animais;
– Têm receio ou sentem-se incomodados por eles;
– São alérgicos;
– Temem que os animais não se entendem entre eles.

Empresas pet friendly

Reconhecendo o benefício da presença dos patudos no local de trabalho, algumas empresas adotaram já esta medida e deixam ao critério dos seus colaboradores trazerem, ou não, os seus melhores amigos. 

Claro está que cada empresa estabelece as suas condições para que esta opção não prejudique os restantes colaboradores nem a produtividade no trabalho. A verdade é que da lista de empresas que decidiu ser pet friendly nenhuma, até ao momento, voltou atrás na sua decisão.

Em Portugal, são ainda poucas as empresas que têm esta opção mas, dizem que com o tempo, este padrão pode vir a mudar. Quem trabalha, por exemplo, no coworking do Lx Factory ou na sede da Nestlé Portugal, já pode ter essa sorte. Fora do país, empresas como Google, Amazon, Purina, Mars, Salesforce e Etsy são apenas alguns nomes de uma extensa lista. 

Se ainda não está convencido dos benefícios de ter um animal de estimação no trabalho pode ler mais sobre os “prós” aqui. Apesar da pesquisa, não encontramos artigos que o ajudem a fundamentar os contras.