Imagem do filme Searching

A Inteligência Artificial, a biomedicina e a Internet inspiram filmes e séries que nos fazem pensar sobre o nosso futuro. Vêm de todo mundo e até com produções de baixo orçamento se fazem grandes obras.

As novas tecnologias contribuíram para que sejam produzidos cada vez mais filmes em diferentes países. Gravados em formato digital e com efeitos visuais mais baratos, muitos surpreendem pelas questões que levantam sobre o desenvolvimento tecnológico.

Como será o mundo com a Inteligência Artificial? Até onde irá a medicina avançar? Que perigos têm as redes sociais? Iremos ter chips no nosso corpo?

O cinema e as séries de televisão inspiraram-se nessas questões e oferecem uma reflexão sobre as suas consequências. De filmes sobre como renascer após a morte a outros sobre mundos paralelos, passando pelas viagens no tempo, incursões ao interior da mente e Inteligência Artificial, muitos são os exemplos a descobrir.

via GIPHY

Já não é necessário um sucesso de bilheteira como Matrix, um filme de culto como Blade Runner, ou uma obra reconhecida como Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, para nos trazer filmes que desafiam a mente. Descubra alguns neste artigo.

Filmado no computador

No último ano, dois filmes surpreenderam por serem filmados inteiramente no ecrã de computador.

Searching estreou nas nossas salas de cinema e mostrou como se pode compor um policial em torno de um homem que procura a filha desaparecida através de pistas da sua atividade online. Levanta questões sobre a exposição a que nos sujeitamos na Internet e de que forma as pessoas se podem esconder atrás de identidades falsas. Vemos tudo acontecer no ecrã de computador, embora com alguns elementos de filmagens de grande produção americana.

Unfriended: Dark Web vai mais longe. Além de vermos toda a ação decorrer no ecrã de computador, tudo é filmado com webcams. Um grupo de amigos fala online, quando um desconhecido os ameaça de morte se se desconectarem.

Frenético e quase em tempo real, é um brilhante exercício de narrativa. Recomenda-se vivamente que seja visto no ecrã de computador.

Viver para sempre

A temática do prolongamento da vida ou até do renascimento dos mortos está em voga no cinema.

ReAlive é uma produção espanhola, mas falada em inglês, que explora a criogenização. Muitas pessoas preservam o corpo em criogénio na esperança de um dia, com o desenvolvimento da medicina, serem reanimadas. Uma utopia com muitas questões inquietastes a que o filme, vencedor do Fantasporto 2017, tenta responder.

Outros filmes que exploram esta temática são The Phoenix Project e Flatliners. Este último esteve nos cinemas na forma de um híbrido entre continuação e remake do clássico dos anos 90.

Mundos paralelos

A existência de realidades alternativas paralelas é uma temática muito explorada, tanto em séries como em filmes.

Mr. Nobody é uma super-produção europeia que oferece um herói protagonista obrigado a tomar decisões difíceis que determinam o curso da sua vida. A diferença é que acompanhamos todas as vidas que ele teria consoante a sua decisão.

Como será a sua vida com cada mulher que escolher? O que uma frase pode mudar num relacionamento? Se ele escolher viver com o pai ou com a mãe? Se ele virar para esquerda e não para a direita numa estrada?

As vidas de Memo Nobody
O herói escolhe diversas opções que mudam toda a sua vida

Nas séries, destaque para The Man in the High Castle, onde os nazis e os japoneses venceram a Segunda Guerra Mundial e repartem o domínio dos Estados Unidos. Também merece destaque Counterpart, sobre um homem que numa realidade se tornou um agente especial de espionagem e o seu outro eu é um banal funcionário da agência noutra realidade.

Pequenas produções como Coherence, onde a passagem de um cometa proporciona inúmeras versões das mesmas pessoas numa casa, são interessantes. Em Alternate Realities, o salto entre realidades alternativas é curioso. Em Second Nature, vemos o lado cómico de um mundo onde as mulheres agem como homens e vice-versa.

Incursão ao interior da mente

Se Inception é uma referência como thriller de super-produção sobre o subconsciente, não lhe ficam atrás produções mais pequenas.

Listening explora como as pessoas podem conectar os cérebros e viver as experiências uns dos outros. Partindo de uma curiosidade juvenil de carácter sexual, rapidamente alastra para questões metafísicas. A liberdade é agora posta em causa pelo controlo permanente da sociedade tecnológica.

Extracted mostra como se pode extrair informação da mente de um indivíduo. Identity retrata como todo um thriller se pode desenrolar na mente de uma pessoa.

Inteligência Artificial

O tema está na ordem do dia e levanta diversas questões éticas. Se Blade Runner põe em causa quem tem mais humanidade (o humano ou o ciborgue?), Ex-Machina frisa como um robot pode demonstrar capacidades racionais que suplantam os humanos.

A super-produção Transcendence é um retrato de como a mente de um ser humano pode ser colocada nos servidores de um computador e tornar-se uma Inteligência Artificial capaz de dominar o mundo.

Johnny Depp veste a pele de um homem que transfere a sua consciência para a rede computadorizada. Não menos interessante é o retrato pós-apocalíptico do mundo se a Internet “morresse”, como certo youtuber vaticinou…

Viagens no tempo

O tema das viagens no tempo já foi muito explorado. Alguns filmes de baixo orçamento trazem muitas ideias que nos deixam com a cabeça a andar à roda.

Predestination é uma produção australiana, onde um agente especial viaja no tempo e descobre progressivamente que está a influenciar a sua própria existência.

Ethan Hawke protagoniza este filme, baseado no conto clássico All You Zombies, de Robert A. Heinlein, um dos autores mais conceituados no género da ficção científica.

Além de ser uma homenagem estética a Blade Runner, o filme Synchronicity explora como viajar para trás no tempo pode alterar sucessivamente os acontecimentos e influenciar o seu desenlace.

Vê-lo é um autêntico desafio mental de tentar estabelecer uma sincronia entre os eventos e as personagens ao longo das várias viagens no tempo, que se sucedem e interligam.

Em Time Lapse, um grupo de amigos não viaja no tempo, mas recebe fotografias do dia seguinte que irão influenciar a sua ação. De Espanha veio a produção Los Cronocrimes, onde a viagem no tempo influencia a atividade de um criminoso.

Em suma, há todo um mundo novo a descobrir no cinema que se produz atualmente. Parta à procura e descubra algumas das experiências. Existem filmes que mostram como seria se todos fossemos identificados na rua com o nosso perfil (Anon), se o nosso corpo recebesse novas capacidades (Upgrade) ou até uma produção totalmente filmada como um jogo de RPG na perspetiva do jogador (Hardcore Henry). É uma questão de descobrir estes filmes…