Mercado Era Edo Século XV

Qual a origem do Sushi?

O Sushi é actualmente um sucesso mundial. O Sushi nasceu da necessidade que os japoneses tinha de conservar o peixe para consumo humano.
Hoje em dia é uma iguaria de eleição, considerada como alimentação saudável e saborosa.
A sua constituição é essencialmente peixe e arroz e é aí que reside a essência da sua gastronomia.
No passado longínquo os asiáticos tinham basicamente peixe para se alimentar, assim precisavam de o conservar, essas são as bases do sushi.

Criado no Século IV a.c.

Já no século IV a.c. Os japoneses utilizavam o arroz para conservar o peixe e depois armazenavam tudo em barris, consumindo ao fim de meses, aí desperdiçavam o arroz e comiam apenas o peixe.
Com o passar do tempo, no século VII a.c. passaram a utilizar pedras para prensar o peixe e o arroz.

A técnica primordial de preparação

Para a conserva do peixe retiravam-se a cabeça e as vísceras do animal e os filetes do peixe cru eram salgados e acondicionados em um barril de madeira com camadas de arroz cozido entre eles. Com a fermentação natural do arroz, ocorria a libertação de ácido láctico, que azedava o peixe e garantia sua conservação. Este era um processo que levava entre um a três anos até estar concluído de forma a tornar o peixe disponível para consumo. No entanto, apenas o peixe era consumido, o arroz não era aproveitado pois ficava desagradável para esse mesmo consumo.

No século XV

Durante este período diminui o tempo de conserva, passou que passou a ser de aproximadamente um mês. Esta mudança permitiu o consumo do arroz juntamente com o peixe e os japoneses começaram a consumir o sushi com molho. Esta é considerada a primeira forma do sushi moderno.

No século XVII

A introdução do vinagre no preparo do arroz para sushi ocorreu em Edo (actual Tóquio) pelo médico Matsumoto Yoshiichi. Isto diminuiu o tempo de preparo do sushi para um dia. Com a fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, o peixe passou a ser consumido cru e fresco. Além do ganho em tempo na preparação do sushi, o vinagre adicionou um sabor especial ao prato. Este tipo de sushi é chamado de Hayazushi.
Ainda no final do século XVII, um novo tipo de sushi é criado na região de Osaka: o Oshizushi. Numa caixa de madeira, o arroz de sushi e o peixe cru são colocados com um peso por cima para comprimi-los. O sushi é cortado em pedaços rectangulares. O estilo de sushi de Osaka ficou conhecido como estilo Kansai.

Século XVIII e a disseminação do Sushi pelo Japão e o 1º Sushiman

Nesta aépoca surge aquele que é considerado o primeiro “sushiman” da história: Hanaya Yohei. Ele criou o tipo de sushi mais popular, o Nigirizushi. Um bolinho de arroz de sushi com uma fatia de peixe cru por cima, para consumo imediato, que podia ser manuseado com as mãos, dispensando os hashis. Como não havia refrigeradores, os peixes eram marinados em molho de soja ou vinagre e o tamanho era aproximadamente o dobro dos actuais.

Em 1923, ocorreu o grande terremoto de Tóquio, que fez com que muitos sushimen abandonassem a cidade e retornassem às suas províncias de origem, propagando o sushi por todo o país.

Hoje é um símbolo de alimentação saudável, iguaria requintada, e desde 1980, ano do Sushi Boom, muitos restaurantes começaram a abrir por todo o mundo.