Os coelhos são animais muito asseados e fazem a manutenção do pêlo tal como os gatos. O problema é que os coelhos não expulsam bolas de pêlo como os felinos e a acumulação de pêlo no estômago pode ser fatal se não for detetada pelos donos.

Esta é uma das razões pela qual a tosquia nos coelhos é importante e deve ser feita pelo menos duas vezes por ano.

A tosquia, não só impede os coelhos de comerem pêlo como os auxilia contra o calor, uma vez que são animais muito felpudos e também sensíveis às altas temperaturas. Outra mais valia que a tosquia apresenta é o combate contra a queda de pêlo. Por esta altura os meus coelhos já estavam a perder imenso pêlo por isso não deixei avançar muito a queda. É bom para eles e é bom para nós, que não temos que andar a aspirar pêlo constantemente

 

BANHO

Os coelhos não devem em momento algum tomar banho, exceto se for um caso muito extremo. Para além de não algo agradável para eles, os coelhos são muito sensíveis e um banho pode tornar-se prejudicial.

Ainda assim, em casos que seja necessário, existem shampoos específicos para coelhos. Shampoos de pH neutros para bebés também poderão ser utilizados. No final, deve secar muito bem o pêlo do seu coelho com uma toalha. Se o banho não é recomendado o uso de secador muito menos – pode magoá-lo e assustá-lo.

Em casos de menor necessidade, as toalhitas são sempre boas aliadas!

 

CORTAR AS UNHAS

Nas idas à tosquia a hairstylist dos meus miúdos dá sempre uma aparadela nas unhas mas o ideal seria duas vezes por mês, devido ao seu rápido crescimento. Unhas demasiado grandes acabam por magoar os coelhos, que se coçam várias vezes ao dia. Além disso, podem tornar-se curvadas – que é o que acontece quando não são cortadas.

No entanto, o animal pode oferecer alguma resistência devido à situação desconfortável, pelo que deve ter alguém que ajude no processo de imobilização das patas. Corta apenas a parte branca, de forma inclinada – como o próprio crescimento das unhas. Se cortar demasiado poder arriscar-se a cortar uma veia e terá que ir ao veterinário.

 

ESCOVAR O PÊLO

Escovar o pêlo é algo que deve ser feito diariamente pelos donos. Quem tem coelhos bem sabe o pânico que é quando se formam nós de pêlo pelos nossos bichos fora e a única forma de evitar isso é através das escovagens, uma vez que não estão sempre tosquiados. As escovagens permitem remover o pêlo morto e desembaraçar os nós já existentes, se for esse o caso.

 

LAVAR OS OLHOS

Os coelhos acumulam imensas remelas. Se acontece o mesmo com o seu coelho remova-as com uma gaze humedecida em água ou até mesmo soro. Mas assegure-se de que tem as mãos limpas e desinfetadas antes de o fazer.

 

LIMPAR AS ORELHAS

Quem tem coelhos orelhudos sabe que é sempre uma incógnita o que vai dentro daquelas orelhas. O facto de serem caídas e de não conseguirem arejar leva a uma maior acumulação de partículas indesejadas e aumenta o risco de otites. Soro é o ideal para uma limpeza semanal. Bastam cerca de 3 gotas em cada orelha e depois é só massajar a base das mesmas. Uma gaze humedecida também é uma boa aliada na hora de limpar a zona exterior.

 

LIMPAR OS ÓRGÃOS SEXUAIS

Nesta tarefa as toalhitas são as nossas melhores aliadas – permitem-nos limpar qualquer sujidade acumulada nos genitais.

Os cuidados de higiene são tão importantes como a alimentação: uma higiene deficiente pode trazer problemas para o animal!