Crescemos a ouvir dizer que as cenouras fazem as delícias dos coelhos e, aqui em casa, eles até são bastante adeptos. O problema é que as cenouras nem fazem parte do conjunto de alimentos mais favoráveis, devido à quantidade de açúcar que lhes é inerente. Além disso, a cenoura em excesso provoca alterações na cor da urina – que fica alaranjada – e isso não é nada bom indicador.

MAS AFINAL, O QUE É QUE OS COELHOS PODEM E DEVEM COMER?

A maior parte da alimentação dos coelhos deve ser constituída por feno (70-80%). Vegetais frescos e ração deverão ser apenas um complemento. 

O feno deve estar sempre disponível, uma vez que é essencial para evitar os problemas de saúde que mais levam os coelhos ao veterinário: problemas de saúde dentária e gastrointestinal. E é por isso que não deve ser-lhes dado um feno qualquer.

O feno base mais recomendado é o feno Timóteo, uma vez que apresenta uma dureza média a alta. Ou seja, ajuda no desgaste dos dentes, que nos coelhos crescem bastante rápido, evitando problemas que na maioria das vezes são fatais. Em Portugal, a loja Petter, sediada em Carcavelos mas com envios para todo o país, dispõe de feno Timóteo próprio, a um preço mas acessível mas não menos delicioso. É o preferido cá de casa!

No que toca a ração, os coelhos júniores ( < 6 meses ) devem comer entre 60 a 90 gramas de ração por dia, enquanto um coelho adulto deve comer apenas 30 gramas de ração por dia. Aqui em casa comem-na ao acordar. 

Mas atenção na hora de comprar ração!

A ração mais disponível e acessível é de mistura, tipo muesli, mas é a menos recomendada por ter pouca fibra e alto teor de açúcar. Deve optar por ração Burgess ou Oxbow, sob a forma de pellets, elevada percentagem de fibra (18-24% no mínimo) e sem açúcares, cereais, fruta, frutos secos e sementes.

 

Além de feno e ração, os coelhos devem também comer vegetais variados, de forma a assegurar uma dieta balanceada e evitar o consumo excessivo de determinados nutrientes, como o cálcio. A introdução de legumes na dieta dos coelhos deve ser feita a partir das 12 semanas, inicialmente em pequenas quantidades, que serão aumentadas gradualmente enquanto se vai diminuindo a quantidade de ração.

Vegetais verdes como couve-coração, rúcula, coentros, pepino, curgete, devem ser dados diariamente. Já fruta e cenoura, devem ser oferecidas com moderação (1-2x/semana, pequenas quantidades), devido à quantidade de açúcar que têm. Os vegetais muito ricos em cálcio (em geral os verde-escuros, como por exemplo a salsa), devem ser oferecidos em pequenas quantidades (1x/semana) a partir da idade adulta, pois podem ser causa de problemas urinários. 

A falta de vitamina C também é uma causa para diversos problemas de saúde. E, uma vez que os coelhos não conseguem produzi-la precisam de a obter através de uma alimentação adequada, através de alimentos ricos em vitamina C (ex: citrinos) ou através de suplementos específicos (ex: biscoitos de vit. C). Aqui em casa usamos o OXBOW – Natural Science Multi-Vitamin Supplement – 60 Tablets (120 g):

ALIMENTOS PROIBIDOS

  • Pêra abacate
  • Alho
  • Cebola
  • Batata
  • Chocolate
  • Pão
  • Tostas
  • Massa
  • Leguminosas