O Banco de Inglaterra publicou esta quarta-feira um relatório que pode ajudar Theresa May a conseguir a aprovação no Parlamento do plano de Brexit acordado com Bruxelas.

A máxima autoridade monetária do país assegura que uma saída desordenada da UE poderia causar um desastre económico superior ao da crise financeira de 2008. Segundo o documento da instituição, o PIB pode cair cerca de 8%, o preço da habitação poderia cair 30% e a inflação disparar até aos 6,5%. Na crise de 2008, a economia do Reino Unido regrediu 6,5%.

O banco central Inglês assegura que já foram feitos os preparativos necessários para enfrentar um cenário negativo e que as instituições financeiras do país têm condições para resistir a esta crise.

Segundo o relatório divulgado quarta-feira, mesmo que o acordo alcançado por May seja aprovado, o PIB Inglês cairá 3,9% nos próximos 15 anos.

Antes do documento ser tornado público, o ministro da Economia, Philip Hammond, admitiu, em entrevista ao programa Breakfast da estação pública de televisão BBC One, que a proposta que May pretende levar à Câmara dos Comuns deixará o país numa situação pior do que a actual, “mas não muito pior”. “Se apenas tivermos em conta motivos económicos” explicou o ministro, “esta analise mostra que permanecer na UE é claramente melhor, para a economia, mas não muito. Mas as pessoas não olham apenas à economia. Também temos que levar em conta os benefícios políticos e constitucionais da saída”

O ministro da Economia, um firme defensor da permanência britânica na UE, negou-se a admitir a hipótese de que o plano de May seja derrotado no Parlamento e que Governo tenha que trabalhar num plano B. “As outras opções só apresentam desvantagens. Temos que nos concentrar não só na economia, mas também em começar a cicatrizar as feridas deixadas por este processo”, acrescentou.

O acordo será votado, no parlamento Inglês, a 11 de Dezembro.

Comments

Comments are closed.