O projeto de inteligência artificial Carabela revelou uma carta do jesuíta Andrés Serrano, escrita 80 anos antes da viagem de James Cook (1770), onde eram descritas as coordenadas exatas de localização do território australiano e o seu tamanho de leste a oeste.

De acordo com o físico e coordenador do projeto, Enrique Vidal, “Serrano, que estava em Manila, nas Filipinas, pediu ao rei Felipe V mais recursos para colonizar aquela terra cheia de almas para evangelizar”.

Distinguindo o trabalho de transcrever da tarefa de pesquisar, os investigadores do projeto Carabela conseguiram que a inteligência artificial encontre em poucos minutos os dados que um historiador leva anos para localizar. O processo é desenvolvido através de um mecanismo de pesquisa que permite a qualquer utilizador aceder à informação de um arquivo, de qualquer assunto e antiguidade.

Graças ao desenvolvimento dessa tecnologia, o utilizador pode fazer uma pesquisa nos arquivos semelhante ao que faria no motor de busca do Google.

A precisão ou margem de erro da pesquisa depende do grau de confiança exigido pelo sistema: “Normalmente é de 50%, mas pode ser aumentado para 100%, ou seja, o algoritmo fornecerá o número máximo de ocorrências”, indicou Enrique Vidal, considerando que a precisão de Carabela é “fínissima”, uma vez que é “capaz de encontrar uma agulha num palheiro em segundos”.

Segundo a agência EFE, o projeto (elaborado por cientistas da Universidade Politécnica de Valência e do Centro de Arqueologia Subaquática do Instituto Andaluz de Património Histórico) foi testado com 125 mil documentos do Arquivo Geral das Índias e do Arquivo Histórico Provincial de Cádiz, que juntamente com o Arquivo Real da Marinha Espanhola guardam centenas de milhões de arquivos, cartas e manuscritos relacionados com o comércio naval e a exploração espanhola entre os séculos XVI e XIX.

 

Austrália: quema  encontrou primeiro?

O manuscrito de Andrés Serrano é apenas um dos documentos que desafia a tese oficial de que foi o britânico James Cook a descobrir a Austrália em 1770. Muitas outras teorias refutam esta possibilidade. Pela internet, encontram-se inúmeras publicações sobre esta questão, como a que partilhamos abaixo, publicada no Youtube:

 

 

Nos séculos XVI e XVII, numerosos navegadores europeus procuravam descobrir novas terras pelo Atlântico e pelo Pacífico, daí haver tantas teses sobre quem descobriu a Austrália. Veja, abaixo, a timeline que resume estas descobertas.

 

 

Leia mais sobre o Projeto Carabela no artigo “O Projeto Carabela e a Descoberta da Austrália”

Leia mais sobre a teoria da descoberta da Austrália pelos portugueses no Artigo “Os portugueses descobriram a Austrália?”